Logo da Globo

Iniciativa:

Logo da Globo
Fundada em 2017, a Casa 1 é um projeto de sociedade civil que tem como propósito a acolhida de jovens entre 18 e 25 anos que foram expulsos de casa pela família por suas orientações afetivas sexuais e identidade de gênero. O trabalho corre em paralelo às atividades do Centro Cultural e da Clínica Social, com todos os serviços ofertados gratuitamente. 

A residência tem como foco a promoção de autonomia e organização dos jovens que, de uma hora para outra, se vêem sem um teto. Funcionando como casa de passagem, o tempo de estadia é de quatro meses. Neste período, são trabalhadas questões de saúde clínica, mental, educação e empregabilidade. "O tempo é curto, mas com o trabalho intenso e dedicado da equipe de voluntários e voluntárias é possível auxiliar esses jovens", explica Alvina Cirilo, assistente social e responsável pelo apoio aos jovens. No total, são ofertadas 20 vagas para moradia.

Em paralelo, o Centro cultural Casa 1 conta com atividades  recorrentes e pontuais, como curssos de ioga, costura, panificação, lutas, teatro, entre outros. Com atendimento universalizado, aberto para todos e todas, o centro cultural tem um propósito de estabelecer uma relação com o entorno e promover segurança para todos que vivem na Casa. Além disso, a programação é exclusivamente gratuita e estabelece uma relação com a população que mora na região e também explora, além das questões LGBT+, recortes de raça e classe.

A saúde mental também é ponto fundamental e, por isso, em setembro de 2018, o trabalho dos e das profissionais de saúde se expandiram e passaram a atender o público, além de seguir atuando com os residentes. "A Casa 1 conta com um plantões de escuta  e outros atendimentos na área da saúde", relata Iran Giusti, fundador do projeto.
 

Mais informações
www.casaum.org
contato@casaum.org

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável desta iniciativa

Educação de QualidadeIgualdade de GêneroRedução das Desigualdades
Fazer doação

São Paulo